Bolsonaro pede votação da MP que redistribui arrecadação de loterias

Por: Joga Brasil

Bolsonaro disse que o montante arrecadado nas loterias do Brasil será destinado ao orçamento da segurança pública.

Jair Bolsonaro foi eleito como o 38º presidente do Brasil, ainda não se sabe o impacto dessa vitória na legalização dos jogos. Existem prós e contras envolvendo a eleição de Bolsonaro. Entretanto, na última quarta-feira (14), em entrevista à RecordTV, Bolsonaro disse que o montante arrecadado nas loterias do Brasil será destinado ao orçamento da segurança pública através da Medida Provisória 846/18 que também legaliza as apostas esportivas. Se os parlamentares não votarem o texto até o final de novembro, a MP perde seu efeito. “Se não colocarmos em pauta agora, o Moro (futuro ministro da justiça e segurança) começa 2019 sem recurso para tratar grande parte daquilo que ele pretende fazer, que é o combate à corrupção e ao crime organizado”, disse Bolsonaro antes da sua reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Bolsonaro espera que a Câmara dos Deputados vote o mais rápido possível a Medida Provisória (MP), editada pela Presidência da República em 31 de julho passado, que prevê o repasse de recursos provenientes das loterias federais para o Fundo Nacional de Segurança Pública. Segundo esse acordo, do dinheiro que vem de todas as loterias, a segurança pegaria um porcentual de 13%, em vez dos 15% que estavam previstos. A diferença iria para a área do esporte, após pressão de parlamentares ligados ao setor. O acordo teria sido selado após conversa entre técnicos do governo, Caixa Econômica e parlamentares.

A distribuição do dinheiro arrecadado com as loterias vai estar em debate no Plenário da Câmara dos Deputados a partir de terça-feira (20). O texto tem consenso entre os partidos e poderá ser aprovado com facilidade.

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados