Líder do Comitê Olímpico Internacional projeta estreia dos jogos eletrônicos em 2025

Por: Joga Brasil

esports

Japão é o favorito para receber a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports


Em um evento na Coreia do Sul, nesta segunda-feira, o líder do COI Thomas Bach anunciou que pretende realizar a primeira olimpíada de esports em 2025 ou, no mais tardar, em 2026. Ele disse à agência Xinhua que o COI ainda está finalizando os estudos para a estreia dos jogos eletrônicos, mas que espera que eles aconteçam no ano que vem.

Betfair aponta os favoritos nos Estaduais de 2024. (geraljoga.com)

“Acho que poderíamos ter a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports para o ano de 2025 ou, no mais tardar, 2026”

Thomas Bach, presidente do COI
Thomas Bach, presidente do COI

O Japão é o favorito para receber a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports organizada pelo COI, segundo o site Inside the Games. O COI e a entidade responsável pelos esports estão em negociações avançadas desde o final de 2023, mas ainda não há uma definição oficial.

Thomas Bach, o presidente do COI, manifestou em outubro de 2023 a sua vontade de criar os Jogos Olímpicos de Esports. Em um evento do COI em Mumbai, na Índia, ele disse que existem 3 bilhões de jogadores no mundo e que “a maioria tem menos de 34 anos”.

Aproximação do COI com esports

O COI promoveu a Semana dos Esports Olímpicos em Singapura, em junho de 2023. A maioria dos jogos escolhidos eram versões virtuais de esportes convencionais e/ou que exigiam movimento físico. Os esports mais populares, como Counter-Strike, League of Legends e Valorant, não foram incluídos. Somente Fortnite participou do evento.

O COI se aproxima cada vez mais dos esportes eletrônicos

No entanto, o responsável pelos esportes virtuais e games do COI, Vincent Pereira, afirmou que os jogos de tiro em primeira pessoa, conhecidos como FPS, jamais farão parte das Olimpíadas.

Em outubro de 2023, o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), esteve na Brasil Game Show (BGS) e defendeu a regulamentação dos esportes eletrônicos no Brasil. Diferente da sua antecessora, Ana Moser, Fufuca acredita que os esports devem ser reconhecidos como esporte.


Mais Notícias:

Control F5 na ICE London 2024: regulamentação histórica (jogabrasil.com)

Pragmatic Play reforça parceria com Zamba. (jogabrasil.com)

X e BetMGM se unem para oferecer dados de apostas. (jogabrasil.com)

Deixe um comentário