Sega e Microsoft estudam aliança de jogos em nuvem

Por: Joga Brasil

A Sega explora a criação de títulos de jogos com alcance global na plataforma de nuvem Azure da Microsoft.

A empresa de games Sega informou nesta segunda-feira que está explorando uma aliança estratégica com a Microsoft para desenvolver títulos de grande orçamento usando a tecnologia de jogos em nuvem da fabricante do Xbox. Segundo a Reuters, que divulgou a notícia, a informação gerou uma expectativa de que a mudança poderia sinalizar uma união mais profunda entre as empresas.

Sediada em Tóquio, a Sega estuda a criação de títulos de jogos com alcance global na plataforma de nuvem Azure da Microsoft. O anúncio foi feito em um comunicado da bolsa de valores, mas não forneceu mais detalhes, incluindo se o acordo envolveria exclusividade para os títulos ou investimento de capital. Com isso, as ações da Sega saltaram 6% nas negociações da manhã.

Os jogos em nuvem eliminam a dependência de hardwares volumosos, em contrapartida precisam de uma conexão rápida com a Internet. 

No comunicado, a Sega disse: “Ao trabalhar com a Microsoft para antecipar essas tendências à medida que elas se aceleram cada vez mais, o objetivo é otimizar os processos de desenvolvimento e continuar a trazer experiências de alta qualidade para os jogadores que usam as tecnologias de nuvem Azure”.

Há décadas existem rumores de uma oferta da Microsoft pela Sega, que possui o jogo “Sonic”. O Japão, onde a Sega tem sede, é o terceiro maior mercado de jogos do mundo e um grande inovador na indústria, mas continua sendo um ponto fraco para a empresa americana.

As duas empresas têm uma longa história de parceria. O anúncio veio após lançamentos recentes da Sega serem aclamados pela crítica, incluindo as séries “Persona” e “Total War”.

A Sega, que abandonou seu próprio negócio de consoles após uma série de fracassos, é uma grande fabricante de máquinas “pachinko” para jogos de azar e sinalizou suas ambições de ampliar o apelo de seus videogames.