New World: o primeiro jogo de sucesso da Amazon

Por: Joga Brasil

Desde 2014 a Amazon vem criando jogos de console e após cancelamos e reformulações veio o primeiro sucesso.

Após reformulações por problemas envolvendo racismo, o New World, jogo online recém-lançado pela Amazon tem feito sucesso e já ultrapassou 750.000 jogadores simultâneos na plataforma para PCs Steam. Além disso foi acompanhado por outros milhares de pessoas no Twitch. 

Embora ainda não haja números de vendas para medir em cifras o sucesso do lançamento, as filas virtuais para participar do jogo deram conta do impacto. A Bloomberg aponta que a longa trajetória no desenvolvimento de jogos de console da Amazon começou ainda em 2014, na Amazon Game Studios.

Em 2016, quando a empresa anunciou o primeiro lançamento de New World, outros dois jogos foram lançados. Ambos cancelados. Agora, além da retomada de New World, outros jogos estão em desenvolvimento. 

É curioso que praticamente tudo que a Amazon toca vira ouro, mas isso não parecia estar acontecendo com o mundo dos jogos. Dessa vez, a maré está começando a ir a favor da gigante de comércio eletrônico.

As questões envolvendo racismo no jogo trouxeram à tona outros problemas de desigualdade na cultura da empresa de uma maneira geral. A Bloomberg aponta que segundo ex-funcionários, “os estúdios [de criação da Amazon] cultivaram uma ‘cultura do irmão’ em que as mulheres muitas vezes não tinham as mesmas oportunidades que os homens”.

Há relatos de desenvolvedoras de jogos que afirmaram ter passado na Amazon suas piores experiências de sexismo na indústria. Uma ex-funcionária afirmou que colegas homens ignoraram completamente seus comentários nas reuniões. Outra disse que um membro da liderança sênior impediu o crescimento de sua carreira depois que ela discordou dele e que ele criou novos cargos de gestão acima dela e os preencheu com homens.

Fonte: Bloomberg