Argentina tem quase 100 domínios "bet.ar" válidos

Por: Joga Brasil

Registro do domínio "bet.ar" reservado ao setor de jogos no país ajuda no combate ao jogo ilegal segundo ALEA.

A Associação de Loterias Estatais Argentinas (ALEA) informou que já existem quase 100 registros válidos do domínio exclusivo para o setor de jogos “bet.ar” no país. Segundo a instituição, este número representa um novo avanço na luta contra o jogo ilegal online pela ALEA junto com seus membros.

Para obter a titularidade de domínios na referida zona exclusiva de internet, é necessário ser um operador de jogo online validado e autorizado pelos órgãos reguladores, diz o comunicado divulgado pela ALEA.

A Direcção Nacional do Registo de Domínios da Internet do Estado Nacional gere a identificação do território “bet.ar” e gerou este domínio específico para páginas web de jogos de azar online legais. A extensão vem da palavra inglesa “bets”, que significa apostas.

As loterias argentinas começaram a anunciar o uso desta área de domínio para seu jogo online autorizado.

A ALEA destaca que é importante fazer o registro “bet.ar” porque permite ao público diferenciar a oferta de jogo legal, aprovada por uma loteria estadual, da oferta de jogo não autorizada.

O registro fornece às loterias estaduais do país uma ferramenta precisa para combater o jogo ilegal – que aumentou muito na pandemia – por meio de procedimentos de controle e identificação de plataformas que operam fora da área de domínio.

O comunicado informa ainda que o registro permite aos integrantes do ecossistema digital (empresas de telecomunicações, mídia, sistema bancário etc.), e qualquer outro stakeholder direta ou indiretamente associado ao setor, identificar as operações autorizadas pelo simples fato de serem delimitadas a zona de domínio “bet.ar”.

Os cerca de 100 domínios registados significam um avanço para a homogeneização das páginas web das plataformas de jogos online autorizadas pelos órgãos administrativos e/ou reguladores dos jogos de azar. A medida também ajuda na identificação dos operadores e plataformas autorizados pelos órgãos reguladores de cada jurisdição.