Aniversário do Jogo do Bicho

Por: Joga Brasil

O jogo do bicho completou 129 anos de criação no último domingo. A petição do Barão de Drummond foi aceita em 13 de outubro de 1890.

No último domingo, dia 13 de outubro, o jogo do bicho comemorou 129 anos de criação. A modalidade foi criada pelo Barão João Batista Viana Drummond, fundador e proprietário do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, que então funcionava em Vila Isabel.

A manutenção do zoológico era patrocinada com uma generosa subvenção mensal do governo para alimentar toda a fauna. Com a Proclamação da República em 1889, o Barão perdeu o prestígio e o patrocínio. Sem o auxílio do governo, o Barão chegou a cogitar fechar em definitivo o zoológico do Rio que estava em dificuldades financeiras. Para compensar o corte de verbas do governo que mantinha o lugar o Barão de Drummond criou uma loteria em que o apostador escolhia um entre os 25 bichos do zoológico. A petição foi aceita em 13 de outubro de 1890, assinou-se o termo aditivo ao contrato de criação do Jardim Zoológico de Vila Isabel. Assim, oficialmente, nessa data foi criado o jogo do bicho no Brasil.

Multidões iam ao zoológico com a finalidade de comprar os ingressos e aguardar o sorteio do fim de tarde. Pontualmente às 17h, sorteava um deles. Quem tivesse a figura vencedora ganhava 20 vezes o valor da entrada. Em pouco tempo, o jogo do bicho tornou-se um hábito da cidade e o sistema de jogo do bicho multiplicou-se pelo território brasileiro.

Legalização

Assim como hoje, os jogos de azar eram proibidos no Brasil do século XIX, e todo o tipo de sorteio deveria ser previamente aprovado pelas autoridades locais. Apesar de na época ter dado o sinal verde para a operação do Jogo do Bicho, logo a polícia do Rio de Janeiro se arrependeu de sua decisão, tendo considerado que o jogo havia saído do controle.

Desde 2014, tramita no Senado Federal do Brasil, o Projeto de Lei No 186, que dispõe sobre a exploração de jogos de azar no Brasil, incluindo o jogo do bicho. O tema está sendo analisado pelos senadores e debatido publicamente junto à sociedade civil.