Senador propõe percentagem de loterias para Funcap

Loterias
Senador propõe percentagem de loterias para Funcap

Senador propõe percentagem de loterias para Funcap

Um projeto de lei do senador Alvaro Dias (PODE-PR) tem como objetivo disponibilizar uma pequena parte do valor arrecado em loterias para situações de calamidade pública. É o PL 580/2019, que propõe a doação de 1% da arrecadação de loterias administradas pela Caixa Econômica Federal para o Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap).

O projeto de Alvaro Dias, que foi candidato à Presidência da República no ano passado, está em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, que trata de temas como previdência, assistência social, saúde e populações indígenas.

Veja também:
Vasco fecha patrocínio com empresa de apostas esportivas
Jogo cresce na Nova Zelândia

O senador do Paraná destaca, na justificativa do projeto, que o Funcap não tem recebido recursos nos últimos dez anos. Sendo assim, não pode dar assistência a locais em estado de calamidade pública, normalmente atingidos por fortes pancadas de chuva, ou vítimas de desastres naturais.

- A população atingida pelas fortes chuvas nos estados de Santa Catarina, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo, poderia ter sido atendida de modo mais imediato e eficiente pelo governo federal se houvesse recursos disponíveis no Funcap, criado em 1969. Na ausência de recursos para esse atendimento imediato, o que se vê, em situações desse tipo, é uma corrida desesperada dos governos municipais e estaduais no sentido de obtê-los junto ao governo federal, via de regra, sem muito êxito, pelo menos na velocidade requerida – ressaltou Alvaro Dias.

De acordo com o parlamentar, a fonte de recursos sugerida em seu projeto geraria um volume suficiente para suprir as necessidades de inúmeros locais. O senador indica que esse percentual, deduzido da arrecadação bruta das loterias, pode chegar a mais de R$ 50 milhões em um ano.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Relacionadas