Protesto contra leilão da Lotex

Por: Joga Brasil

Trabalhadores da Caixa organizam uma manifestação de repúdio à privatização da "raspadinha"

O leilão da Lotex, a Loteria Instantânea Exclusiva, ainda não ocorreu, mas já está causando revolta nos funcionários da Caixa Econômica Federal. Os empregados da instituição financeira estão planejando um protesto para a próxima terça-feira, dia 26 de março, de acordo com o site do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Neste dia, várias reuniões em agências da Caixa pelo Brasil devem acontecer no intuito da preparação de um ato para o dia 26 de abril, nova data estabelecida para o leilão.

Contra a concessão da Lotex, popularmente conhecida como “raspadinha”, ao setor privado, funcionários da Caixa vão se vestir de preto. A hashtag #ACaixaédoBrasil deve ficar em evidência em diversas publicações nas redes sociais.

Os empregados da Caixa se posicionam radicalmente contra à privatização das loterias que são de responsabilidade da instituição. Alegam, inclusive, que quase 50% dos valores arrecadados por essas loterias são destinados a programas sociais. Quando o leilão da Lotex for concretizado e uma empresa privada ganhar o direito de explorar a “raspadinha”, este montante vai diminuir consideravelmente.

– Não podemos aceitar que recursos que hoje financiam cultura, educação, esporte e segurança sejam destinados para o lucro privado de empresas e acionistas. Não tem sentido privatizar a Lotex. Por isso, a resistência dos trabalhadores e da sociedade é fundamental para barrar essa ameaça. Vamos mostrar ao governo que não interessa a ninguém essa privatização – afirmou Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

Conforme o Joga Brasil informou nesta semana, o leilão da Lotex foi postergado mais uma vez. Havia a expectativa de que fosse realizado justamente no dia 26 de março, mas o BNDES adiou o evento para 26 de abril.  

Arte: Marcio Baraldi