Jogo de azar: Reino Unido muda regra para anúncios

Por: Joga Brasil

Novas regras foram criadas pelo comitê de publicidade do país para proteger jovens e adultos vulneráveis.

O “Comitê para Prática Publicitária” (CAP, em inglês) do Reino Unido anunciou nesta terça-feira (5) a introdução de novas regras mais rígidas para anúncios de jogos de azar. O anúncio foi feito através de um comunicado feito pela instituição e a medida visa proteger jovens e públicos vulneráveis.

O comunicado informa que as regras afetarão significativamente os anunciantes de jogos de azar que buscam promover suas marcas através de pessoas e celebridades do esporte de destaque, além de influenciadores de mídia social, que são de forte apelo para menores de 18 anos.

Nas novas regras, os anúncios de jogos de azar e loterias não deverão: “indicar um forte apelo para crianças ou jovens, especialmente por refletir ou estar associados à cultura jovem”.

Segundo a CAP, essa é uma mudança radical em relação às regras existentes. Antes as regras determinavam que os anúncios de jogos de azar não deveriam ter um “apelo especial” para crianças. Um teste de apelo “forte” proíbe conteúdo (imagens, temas e personagens) que tenha um forte nível de apelo para menores de 18 anos, independentemente de como é visto pelos adultos.

Na prática, esta alteração restringirá significativamente as imagens e as referências que os anúncios de jogos de azar poderão usar e diminuirá a possibilidade de os anúncios de jogos de azar atrairem a atenção de menores de 18 anos em um público.

Entre os exemplos do que os anúncios não poderão utilizar estão:

– Jogadores de futebol de primeira linha e jogadores de futebol com um número considerável de seguidores entre os sub-18 nas mídias sociais;

– Todos os desportistas conhecidos dos menores de 18 anos, incluindo desportistas com um volume considerável de seguidores menores de 18 anos nas redes sociais;

– Referências a conteúdo de videogame e jogos populares entre menores de 18 anos;

– Estrelas de reality shows populares com menores de 18 anos, como Love Island.

As regras entrarão em vigor a partir de 1º de outubro de 2022.

“Os dias de anúncios de jogos de azar com estrelas do esporte, imagens de videogames e outros conteúdos de forte apelo para menores de 18 anos estão contados.”, declarou Shahriar Coupal, Diretor do CAP, no comunicado. “Ao encerrar essas práticas, nossas novas regras convidam a uma nova era para anúncios de jogos de azar, mais específicos para o público adulto que eles podem segmentar e mais condizentes com o produto com restrição de idade que estão promovendo.”

Fonte: Advertising Standards Authority (ASA)