Epic Games vai apelar da decisão no caso da Apple

Por: Joga Brasil

A decisão jurídica favoreceu a Epic Games

Neste domingo último (12), a companhia Epic Games, que produz o jogo “Fortnite” informou em um processo judicial que planeja apelar da decisão no caso antitruste que move contra a Apple. A empresa pretende tomar esta medida depois que uma juiza federal proferiu uma decisão mista na sexta-feira (10).

Segundo a decisão da juiza, a Apple teria que afrouxar algumas regras sobre os desenvolvedores, indicando uma concordância com as necessidades da Epic Games. Em outras palavras, a decisão permitiria que os desenvolvedores de aplicativos reorientassem os usuários para outros sistemas de pagamento, o que os ajudaria a evitar as taxas de até 30% que a Apple cobra dos desenvolvedores. 

Por outro lado, a decisão favoreceu a Apple em diversos aspectos, incluindo permitir que a fabricante do iPhone continuasse proibindo sistemas de pagamento de terceiros no aplicativo.

Apesar de permitir o acesso a outros sistemas de pagamento, a decisão permitiu que a Apple continuasse cobrando comissões de 15% a 30% por seu próprio sistema de pagamento no aplicativo. Hoje a App Store cobra uma taxa de 30% de grandes desenvolvedores de aplicativos e 15% dos pequenos. 

Essas imposições da Apple para que aplicativos tenham presença em suas plataformas levam muitos a acusar a gigante do Vale do Silício de prática de monopólio. A Apple, por sua vez, diz que essas ações criam um sistema mais seguro e confiável para os usuários. 

A Epic Games, porém, avisou que vai prosseguir em sua disputa legal.

Analistas disseram que o impacto pode depender muito de como a Apple escolherá implementar a decisão legal. Críticos e adversários da Apple disseram que é mais provável que a companhia recorra aos legisladores, em vez de recorrer aos tribunais, para buscar as mudanças que procuram.

Fonte: Reuters