Bingos com autorização funcionam em São Paulo

Por: Joga Brasil

Reportagem do Estadão mostra que ONGs estão se associando a empresas para abertura das casas

Com autorização judicial, alguns bingos estão funcionando em São Paulo.

São entidades beneficentes que se associam a empresas que montam os estabelecimentos.

De acordo com reportagem do jornal Estado de S. Paulo, a Prefeitura de São Paulo já identificou quatro lugares que obtiveram autorização para operar.

A questão é polêmica. Os bingos no Brasil são proibidos desde 2004, quando o então presidente Lula assinou a medida provisória que determinou o fechamento dos estabelecimentos e a proibição das máquinas caça-níqueis no território nacional.

Segundo a reportagem do Estadão, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), abriu investigações para apurar se há empresas de fachada no meio dessas operações. Ou seja: ONGs utilizadas para que a legislação seja driblada.

A matéria destaca que dois bingos foram abertos recentemente em lugares movimentados da capital paulista. Um deles fica na Avenida Jabaquara.

Alguns estabelecimentos oferecem até serviços de restaurante, com almoço e jantar.

Apesar dos bingos serem proibidos, há uma brecha na legislação que possibilita essas autorizações. Uma lei federal de 2014 estabeleceu que organizações da sociedade civil podem distribuir prêmios, mediante sorteios, vales-brindes, concursos ou operações assemelhadas, para arrecadar recursos.

Foto: Getty Images