Macau: restrição de viagem afeta receita de jogos

Por: Joga Brasil

As restrições de viagens por conta dos surtos da Covid-19 na China Continental reduziram as receitas de jogos.

Os efeitos da pandemia sobre o desempenho econômico dos mais diversos setores ainda se fazem sentir. Em Macau, as receitas de jogos ficaram abaixo do esperado para o mês de julho, uma vez que os relaxamentos da fronteira com o continente foram revistos após novos surtos de Covid-19 na China. 

A receita bruta do jogo cresceu 528,1% em julho, representando 8,44 bilhões de patacas, o equivalete a US$ 1,05 bilhões, segundo dados do Gabinete de Inspecção e Coordenação de Jogo. Os valores, apesar de expressivos, ficaram atrás da estimativa de um aumento de cerca de 540,5%. Esta foi a primeira vez que os números não cumpriram as expectativas em três meses.

A receita aumentou 29,2% em relação ao mês anterior, mas caiu 65,5% em relação ao nível pré-pandêmico em 2019. 

Algumas das explicações para este desempenho estão no processo de reabertura da fronteira com a China continental, que continua desigual. Embora Macau tenha eliminado os requisitos de quarentena para os visitantes da vizinha província continental de Guangdong desde julho, um surto de casos de Covid em outras partes da China desencadeou medidas semelhantes para Liaoning, Jiangsu e Sichuan e requisitos de teste mais rigorosos para os visitantes que chegam de avião. 

A incerteza também permanece a respeito de quando a fronteira de Macau com Hong Kong será totalmente reaberta. A visitação proveniente do centro financeiro, que fica a apenas uma curta viagem de balsa, é agora menos de 10% do que era em tempos pré-pandêmicos por causa dos requisitos de quarentena.

Existe a expectativa crescente em relação a uma maior integração entre Macau e a zona econômica especial do continente, Hengqin, um movimento que teria um impacto conjunto na indústria do jogo. Segundo a analista da Bloomberg Intelligence Angela Hanlee, o terreno extra poderia ser usado para adicionar quartos de hotel para acomodar mais visitantes da classe média em Macau, mas as autoridades provavelmente não permitirão a construção de um cassino em Hengqin. Isso poderia limitar o crescimento do setor de jogos.