Cariocas articulam volta do futebol

Por: Joga Brasil

O Campeonato Carioca deverá voltar nas próximas semanas.

Neste final de semana, começaram as articulações entre os clubes, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e o governo para que o torneio possa retornar às atividades.

O decreto do governador Wilson Witzel autorizou a retomada gradual da economia já a partir do último sábado (6) com “devidos protocolos”. Entre setores do comércio e da indústria, estão as atividades esportivas de alto rendimento, que “passam a ser autorizadas, desde que sem público e com os devidos protocolos de higienização”.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), que já havia convocado os times do campeonato, reuniu virtualmente o Conselho Arbitral no sábado para estabelecer os procedimentos. Apenas Botafogo e Fluminense se posicionaram contra o retorno do futebol. No entanto, a entidade afirmou que precisaria apenas da maioria dos votos, não do consenso. Um novo protocolo será enviado hoje para aprovação do governo para marcar uma data de reinício da competição.

Após as manifestações do estado e da federação, o prefeito da capital fluminense, Marcelo Crivella, afirmou que haverá uma avaliação da situação no próximo dia 17, mas que “os indicadores estão hoje favoráveis”. Com a aprovação final da prefeitura, o Campeonato Carioca poderá ter finalmente uma data definida e deverá ser o primeiro grande estadual a retornar, ainda que sem a presença de torcedores nas arquibancadas.

Os jogos serão realizados preferencialmente no Maracanã, no Nilton Santos e em São Januário, todos na cidade do Rio. Há possibilidade de confrontos entre times de menor investimento ocorrerem nas praças locais – o entendimento foi de que não faria sentido deslocar essas equipes para a capital. Os estádios que receberão os jogos precisam atender ao protocolo.

 

Foto: Reprodução