Neste fim de semana, duas importantes empresas de videogames suspenderam suas vendas na Rússia. A Activision Blizzard e a Epic Games se juntaram a empresas de diversos setores que estão suspendendo de alguma forma as relações comerciais com a Rússia devido à guerra na Ucrânia.
Em comunicado divulgado na sexta-feira (4) em seu site, a Activision anunciou que suspenderá novas vendas de jogos na Rússia. Além disso, interromperá as vendas dentro de seus jogos no país enquanto o conflito com a Ucrânia continuar. A nota foi direcionada pelo presidente e COO da empresa Daniel Alegre aos funcionários.
Através do comunicado, Alegre também estendeu solidariedade aos ucranianos e apoio aos funcionários que estão sendo afetados pela guerra no país do leste europeu. “Continuaremos a procurar maneiras de apoiar o povo ucraniano. Quero garantir a você que a segurança de nossos funcionários é a principal prioridade de nossa liderança. Estamos fazendo todo o possível para ajudar os funcionários e suas famílias que estão sendo diretamente afetados por essa tragédia.”
Daniel Alegre colocou à disposição programas internos para auxílio a funcionários: “Se você ou um colega precisar de suporte, não hesite em entrar em contato com seu gerente ou líderes de RH locais. Também gostaria de lembrar que nosso Programa de Assistência ao Empregado está disponível para aqueles que precisam de apoio emocional durante esse período difícil.”
Ao fim da nota, o COO deixou em aberto a possibilidade de novas medidas. “Estamos ao lado do povo ucraniano e forneceremos atualizações sobre quaisquer novas ações que tomarmos à medida que esta crise continuar a se desenrolar.”
Já, a Epic Games anunciou sua resposta à invasão russa na Ucrânia através das redes sociais. No Twitter informou que está interrompendo o comércio em seus jogos com a Rússia. A empresa que detém o popular jogo Fortnite não bloqueará acesso aos jogos “pela mesma razão que outras ferramentas de comunicação continuam online: o mundo livre deveria manter todas as linhas de diálogo abertas”.
As ações da Epic Games e da Activision acompanham as medidas que diversas empresas pelo mundo têm tomado nas últimas semanas para retaliar a Rússia por sua invasão à Ucrânia. Além da Epic Games e da Activision, neste fim de semana as operadoras de cartão de crédito Visa, Mastercard e American Express suspenderam suas operações na Rússia por conta da guerra.
Fonte: Activision e Epic Games