O Ceará foi o campeão da 1ª Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs. O time superou os rivais, Ferroviário e Fortaleza, e conquistou o título já na madrugada de hoje (9), embora os jogos tenham começado na noite de quarta-feira (8). O Ceará marcou 17 gols não sofreu nenhum. O artilheiro do campeonato foi Gabriel Becker, com seis gols marcados.
A primeira Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs foi organizada pelos times Fortaleza, Ceará e Ferroviário – os três principais clubes do Estado e chancelada pela Federação Cearense de Futebol (FCF).
A competição foi transmitida ao vivo pela FCF TV e pelo Facebook das equipes participantes. O formato do torneio foi simples e direto: cada equipe inscreveu um time de Pro Club e todos se enfrentaram na 1ª fase, em turno único.
Favoritismo
Com quatro vitórias em quatro jogos, o Ceará confirmou o favoritismo no torneio. No universo virtual, a diretoria fez um investimento no e-sports e trabalha com um elenco campeão da Copa Sul-Americana, Libertadores e até de etapas do Mundial.
“Nós treinamos de segunda a quinta e temos um padrão de jogo definido. Nossa base de atletas atua junto há pelo menos dois anos e batalhamos pela profissionalização do game. No Ceará, temos contrato e somos federados para disputar as principais competições”, disse Thiago Morais, coordenador geral do time.
O projeto
A iniciativa faz parte de um projeto maior do Fortaleza para entrar de vez no cenário dos esportes eletrônicos.
“Tivemos a ideia de fazer um torneio, convidando os outros clubes oficiais de Pro Clubs do estado. Nessa mesma reunião, pensamos em conversar com a FCF que de imediato abraçou a ideia e a modalidade. Com essa aproximação da federação já pensamos em um calendário anual chancelado e organizado por eles, com direito a festa de melhores do ano junto com outras modalidades”, explicou Luciano Bertini, manager da equipe do Fortaleza e um dos idealizadores do projeto.
Assim como outras modalidades de eSports do Fortaleza, a equipe seria apresentada neste mês. A ideia, porém, foi adiada por conta da pandemia causada pelo coronavírus e a pausa em campeonatos por todo o país. No entanto, várias outras ideias já estão em planejamento.
“Esse projeto envolvendo esportes eletrônicos é algo que já planejamos há algum tempo. Com a evolução do mercado de eSports e a inevitável convergência com o mundo do futebol, acredito que seja o momento certo para investirmos cada vez mais em modalidades como essa. Além disso, é uma ótima oportunidade de nos mantermos em contato com o torcedor neste momento pelo qual o esporte mundial vive”, afirmou o presidente Marcelo Paz.