Vários especialistas do setor discutiram os esports e como enfrentar os desafios de integridade enfrentados no setor na ICE London, com os palestrantes sugerindo que era necessário um órgão global de governança.
Ian Smith, comissário da Esports Integrity Commission (ESIC), conversou com líderes da indústria de jogos para discutir alguns dos desafios enfrentados por esports e apostas em esports.
“Esports e apostas esportivas não são a mesma coisa. Você não pode apostar nas Olimpíadas, você aposta em esportes individuais”, disse ele, “Da mesma forma, nos esports, você não aposta em esports, você aposta em um dos 20 ou 30 títulos de editora que as pessoas estão jogando. E, diferentemente dos esportes tradicionais, um editor de um desses jogos pode fazer alterações sempre que quiser. Eles podem até impedi-lo de jogar. Imagine a FIFA chegando e fazendo isso com um grupo de crianças no parque.”
Com o início do Covid, o setor viu um período de crescimento explosivo, com operadores e fornecedores lutando para encontrar uma base sólida.
Warren Tristram, chefe de jogos, loteria e esports da Nuvei, argumentou que esse crescimento também levou a um aumento na manipulação.
“Os esportes tradicionais não estavam disponíveis, então vimos um aumento de dez vezes na quantidade de torneios e opções de apostas online. E os fraudadores não estavam de licença, então tiveram que continuar ganhando a vida em algum lugar.”
Mark Balch, vice-presidente de produtos da Bayes Esports, concordou. “Enormes quantidades de torneios surgiam diariamente. As pessoas estavam desesperadas por conteúdo, mas isso significava que os jogos estavam subindo sem regras, sem regulamentação. Fornecedores e operadores lutaram para recuperar o atraso. Os procedimentos normais saíram pela janela.”
A falta de qualquer tipo de órgão oficial de governo – a ESIC é uma organização voluntária – pode dificultar a aplicação da integridade.
Thomas Rosander, CEO da Luckbox, disse que tal órgão poderia fazer a diferença na redução dos problemas de integridade.
“O crime é simples, mas o Esports é extremamente complicado. Precisamos de um corpo diretivo. Precisamos de supervisão dos torneios e precisamos de uma classificação de integridade para os organizadores para que a qualidade e a segurança sejam garantidas.”
A Tristram identificou o processo de integração com os provedores de pagamento como um primeiro passo fundamental para reduzir o risco, pois a verificação de identidade pode facilitar a identificação dos manipuladores.
“Precisamos garantir que haja uma boa gestão de risco. Para os operadores, não se trata apenas de fraude, eles também podem incorrer em multas. Você precisa de empresas de pagamento que tenham as técnicas e o patrimônio certos. Você precisa de um ótimo software de verificação de endereço. Você precisa que o processo de integração seja completo e consistente.”
A colaboração entre editores, operadores e fornecedores é essencial, disse Balch.
“Os dados são vitais. Os jogos de e-sports mudam tão rapidamente que, muitas vezes, os dados que chegam aos operadores de apostas ficam minutos atrás. Portanto, é muito fácil alguém manipular os jogos e as apostas. A realidade é que os editores fizeram esses jogos para ganhar dinheiro com os jogos, não para ganhar dinheiro com as pessoas apostando neles. Para quem quer fazer apostas é preciso ter até o segundo dado e por isso a comunicação entre operadoras e publishers precisa melhorar.”
No entanto, ele acrescentou que o setor ser novo torna isso bastante difícil, já que muitas empresas ainda não obtiveram grandes lucros.
“A maioria das empresas de esports não ganha dinheiro. A comercialização de fãs de esports é muito difícil. Mas o mundo das apostas está lá e pronto. Com a regulamentação, podemos permitir que os publishers criem produtos que envolvam esse público. Esses novos produtos virão de dados e parcerias.”
Rosander está confiante de que, com regulamentação e um corpo diretivo, a recompensa superará em muito o risco e ele incentiva as empresas a se envolverem ou correm o risco de perder.