Hipódromo de Palermo completa 145 anos

Por: Joga Brasil

No coração da Cidade de Buenos Aires

O Hipódromo de Palermo comemorou na última sexta-feira, 7 de maio, seu 145º aniversário. Este parque urbano, ícone que foi declarado patrimônio arquitetônico da Cidade de Buenos Aires, está fechado ao público equestre e com restrições às suas atividades devido às medidas sanitárias adotadas pela pandemia. 

Desde sua inauguração em 1876, é um ponto de encontro e o lugar preferido para importantes eventos da vida social e cultural argentina. A história do Hipódromo se desenvolveu simultaneamente com a constituição da Nação. Os principais sobrenomes da sociedade civil ocuparam posição relevante em sua gestão até meados do século XX. É sobre a geração que forjou um novo país e nesse esquema incluiu a relva, marcando um estilo de vida em que tradição, desporto e entretenimento se juntaram no mesmo lugar.

Declarações

“Apesar do momento difícil que vivemos, no Hipódromo de Palermo trabalhamos todos os dias para superar esta situação da melhor maneira possível. Estamos constantemente nos adaptando e aprimorando a experiência para quando nossos visitantes podem voltar e desenvolvemos canais digitais que são os pilares da a nova realidade. Ao mesmo tempo, promovemos o desenvolvimento da atividade equestre no resto do país e no mundo”, disse Fernando Facal, gerente geral do Autódromo de Palermo.

“Estamos perante uma data especial e diferente, sem podermos festejar como este lugar merece, mas com a responsabilidade de cuidar das fontes de trabalho e da saúde de todos. Com optimismo, esperamos ter uma boa festa no 146º aniversário “, acrescentou.

História do Hipódromo

Na tarde de abertura, mais de 10.000 pessoas compareceram ao local e o evento superou todas as estimativas. Localizada no coração de Buenos Aires, já em suas primeiras décadas adquiriu uma grande hierarquia, comparável à dos principais autódromos do mundo, como Longchamps, em Paris, e os antigos ingleses Ascot e Epsom do século XVIII.

A etapa do boom do Hipódromo ocorreu entre a primeira presidência de Julio Argentino Roca e a segunda de Juan Domingo Perón. Ao contrário do que acontecia em outras latitudes, na Argentina os encontros equestres atraíram o interesse dos setores populares. O considerável aumento do número de ventiladores promoveu a execução de obras com o objetivo de ampliação das instalações.

Durante o governo de Carlos Saúl Menem, foi ordenada a privatização do Hipódromo de Palermo e em 5 de agosto de 1992, foi entregue a uma entidade privada com o nome de H.A.P.S.A. (Hipódromo Argentino de Palermo Sociedad Anónima). A empresa deu início a um ambicioso plano de modernização e melhoramento, através do qual foram recuperadas as caixas, o anel de exposições e o túnel dos jóqueis. Além disso, o Paddock Grandstand (um dos mais emblemáticos da propriedade) foi totalmente remodelado e foi instalado o maior telão LED gigante da América do Sul. Na década de 2000, a HAPSA iniciou um processo de restauração das fachadas e do interior desses edifícios históricos.

Em 2002 houve uma mudança definitiva, com a introdução dos slots. Os corredores do Hipódromo de Palermo estão entre as dez maiores e mais modernas operações de caça-níqueis do mundo, e o investimento continua a oferecer aos visitantes o máximo de diversão sob os princípios do Programa de Jogo Responsável. Além disso, eles dão uma contribuição muito significativa para o território nacional e para os milhares de empregos que geram em todo o país. Também paga impostos significativos para financiar programas sociais estaduais.

De gestão privada, o Hipódromo reinventou-se e tornou-se um grande parque urbano com entrada gratuita. Relva, história, tradição, inovação, arquitetura, turismo, segurança e a mais requintada gastronomia se reúnem em um só lugar. No coração da Cidade de Buenos Aires, o Hipódromo oferece uma ampla oferta de entretenimento para toda a família, incluindo mostras de arte, passarelas de renomados estilistas, feiras, atividades culturais, esportivas e de bem-estar e shows de artistas nacionais e internacionais.

Atualmente, devido às medidas sanitárias adotadas pela pandemia, o Hipódromo sofre o fechamento de seus slots e teve que aplicar restrições importantes no restante de suas atividades, porém, continua investindo na promoção do entretenimento remoto por meio de suas novas plataformas remotas de diversão.